Av. Sete de Setembro, 4682 - sala 706 - Curitiba - PR +55 (41) 3042-0892 +55 (41) 98444-0320

Blog da chiquérrima

Quando entregar os convites de casamento?

Saber quando entregar os convites de casamento é essencial para garantir o sucesso do seu grande dia – afinal, como fazer uma linda festa se ninguém comparecer? Por isso, é comum que haja muitas dúvidas nessas horas. Confira as dicas que preparamos junto da Fer Malucelli – Convites Especiais para que você possa ter a presença de seus familiares e amigos mais queridos nesse dia tão especial:

Primeiro passo: encomendar os convites

Para poder entregar os convites, é preciso se programar com muita antecedência para que eles sejam produzidos da forma desejada e entregues com calma para as pessoas em qualquer distância. O ideal é que a encomenda seja feita 6 meses antes do casamento. O planejamento para os convites também deve envolver a possibilidade de imprevistos como extravios, mudanças de endereço e alterações na lista de convidados. Ou seja, recomenda-se fazer 20% a mais de convites do que a sua lista atual requer, evitando futuras dores de cabeça.

Organizando a entrega

Com os convites devidamente impressos no modelo que você queria, todas as informações corretas e os nomes dos convidados escritos no envelope, é hora de fazer a distribuição. Certamente, você estará bastante atarefada com os preparativos, por isso é necessário organizar a entrega dos convites.

Uma dica é fazer isso em lotes, separando os convidados de acordo com seu “papel” no casamento e com o local onde eles moram, de forma a garantir que todos tenham tempo hábil para se preparar para a ocasião. Se possível, os convites devem ser entregues em mãos, o que demonstra que a presença da pessoa será realmente importante para o casal. convite-de-casament-em-curitiba

Quando entregar os convites para quem mora na cidade do casamento?

Para os convidados que residem na mesma cidade do casamento, o ideal é entregar os convites com uma antecedência de 30 a 60 dias. Neste caso, recomenda-se que todos eles sejam levados pessoalmente, por isso é bom separar os convidados de acordo com as regiões onde cada um mora e economizar tempo na hora da entrega.

Quando entregar os convites para quem mora em outras cidades?

Nesse caso, você pode enviar os convites por correio ou transportadora, mas é preciso se atentar ao prazo de entrega. Lembre-se de avisar aos destinatários sobre o envio: além de ser elegante, você evita aborrecimentos caso algum convite seja extraviado e uma pessoa querida não compareça ao seu casamento simplesmente porque não ficou sabendo do evento. Recomenda-se entregar os convites com 60 dias de antecedência para quem mora em outras cidades e 120 dias para quem mora em outros países. Como o deslocamento pode exigir bastante planejamento, é sempre bom fazer um “save the date” para que eles possam se organizar.

Quando entregar os convites de casamento para os padrinhos

Padrinhos e madrinhas não são convidados como os demais e precisam ser comunicados sobre seu casamento bem antes. Por isso, o ideal é reunir todos eles para um jantar com pelo menos seis meses de antecedência, assim eles terão tempo para se programar com todas as tarefas que o cargo acarreta. Os convites oficiais não estarão prontos nessa data, então você pode aproveitar essa ocasião para investir em convites especiais e personalizados. Aposte em versões mais requintadas e adicione uma lembrancinha para valorizar essas pessoas tão queridas.

Quando entregar os convites para os pais e outros familiares próximos

Para os pais, tios, avós e outros familiares mais próximos, uma boa ideia é fazer um jantar para dar a notícia do casamento, nos mesmos moldes do que se recomenda em relação aos padrinhos e madrinhas. Afinal, essas pessoas terão papéis muito importantes no grande dia e certamente estão tão felizes quanto os noivos.

E se o casamento for em um feriado?

Para os casais que marcaram o grande dia em um feriado, saber quando entregar os convites de casamento é uma estratégia que não pode ser deixada de lado, já que é um período em que as pessoas costumam programar diversas atividades. Nesse caso, a dica é mandar um “save the date” de 6 a 8 meses antes do casamento para que a data seja reservada na agenda dos convidados. Os convites oficiais devem ser enviados com pelo menos 3 meses de antecedência.

Meu casamento é longe. E agora?

Para casamentos realizados em outros países ou em cidades distantes de onde você mora, toda a logística dos convites deve ser adiantada. Dessa forma, é desejável seguir o prazo de 12 meses de antecedência para encomendar os convites e 6 meses para fazer a entrega. Essa é uma situação em que você também pode usar a dica do “save the date” e enviá-lo cerca de 8 meses antes da celebração, permitindo que os convidados tenham tempo hábil para se planejar.

O altar está te esperando!

Em meio a tanta correria, procure aproveitar o momento da entrega para conversar um pouquinho com cada uma das pessoas que vocês decidiram convidar para compartilhar esse momento de felicidade.  

Essa organização pode parecer exagerada à primeira vista, mas saber quando entregar os convites de casamento é essencial para que todos os seus planos se realizem da forma como vocês sonharam. Na cidade de Curitiba, mais do que recomendamos a Fer Malucelli, que possui conviteis especiais e papelaria fina de altíssima qualidade.

Copyright 2019